Home / Tratamentos / Endodontia

Endodontia


Os dentes no seu interior, são compostos por sistemas de vasos sanguíneos e nervos, também conhecido por polpa dentária. Esta estende-se a cada uma das raízes através dos canais radiculares. Se houver uma infeção por bactérias na polpa dentária, os seus tecidos necrosam ou morrem. Pode haver como consequência a existência de um abcesso que poderá atingir vários tecidos vizinhos, originando inchaço e dor. Desta forma verifica-se a necessidade de remover a polpa dentária, eliminando as bactérias e desinfetando os canais, para uma posterior selagem, evitando novas infecções.



A origem da patologia pulpar


A patologia pulpar, poderá ter várias origens, como: cáries dentárias, traumatismos dentários ou tratamentos repetidos e mal efetuados.




O Tratamento Edodôntico


O tratamento edodôntico, dependendo do estado da polpa dentária, recorrer ou não a anestesia. O dente é isolado para seu tratamento, consistindo na desinfeção e preparação dos canais radiculares. Posteriormente faz-se o preenchimento dos canais através de material plástico de obstrução, especifico para o selante dos canais.

Finalmente o dente é restaurado, podendo ser aplicado material provisório até se avançar para a sua reabilitação em definitivo. A restauração pode ser direta (overlay) ou indireta (coroa) em função do tipo de cavidade existente no dente. É aconselhável verificar-se o tratamento o mais rapidamente possível de forma a que não haja contaminação a outros dentes ou mesmo a fratura do próprio dente.

Informamos que a RLDent se encontra fechada para férias entre 20 de Agosto e 5 de Setembro